Lifting facial: A cirurgia plástica para rejuvenescimento facial
Lifting facial é a cirurgia plástica que trata o envelhecimento, ou seja, diminui rugas, flacidez e o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata os contornos faciais.
O lifting facial ou a ritidoplastia é o procedimento que visa rejuvenescer a face e vem se destacando entre as cirurgias plásticas mais procuradas.
Devido à flacidez muscular e da pele, muitas pessoas estão procurando se sentir melhor com a aparência do seu rosto de modo a ter um resultado mais natural e saudável.
No lifting facial, diferente do mini lifting de face, é possível tratar os três terços da face: fronte, maçãs e pescoço para dar um resultado mais satisfatório de rejuvenescimento para o paciente.
É feita uma pequena incisão, descolando a pele dos músculos e é realizada uma plicatura, um aperto desse músculo, reposicionando a pele e o seu excesso é tracionado para trás e pra cima.
Quando é preciso fazer lipoenxertia na face?
Esse processo é muito importante para devolver a volumetria nas áreas que a paciente perde volume, como por exemplo, na área chamada de CK3, que são as maçãs do rosto, as áreas do sulco nasolabial, rugas de marionete e na região da mandíbula para devolver o seu contorno.
Qual é o tempo de duração da cirurgia de face?
A duração da cirurgia depende muito da complexidade do procedimento e da técnica utilizada. Se o paciente decidir operar outras partes do rosto ao mesmo tempo, como pálpebras e associar a tecnologia do Laser de CO2, o tempo de cirurgia sofrerá mudanças.
Cicatrizes do lifting facial
Uma das perguntas mais frequentes sobre o lifting facial é quanto às cicatrizes do procedimento cirúrgico.
O local das cicatrizes do lifting facial podem ser escolhidas. Normalmente, é feito com uma cicatriz que fica embaixo do queixo (de forma que fica bem discreta depois), passam pela parte da frente das orelhas, contornando-as e podendo entrar no couro cabeludo para um resultado natural.
Veja o vídeo abaixo para entender mais sobre as cicatrizes de uma cirurgia de face.
Quando associar o laser de CO2 ao lifting facial?
O laser de C02 é uma tecnologia avançada para auxiliar no rejuvenescimento facial, pois atenua linhas de expressão. Na cirurgia plástica ele é utilizado como ferramenta de finalização nas cirurgias de face para melhorar a aparência das rugas finas e devolver o brilho e o viço à pele.
É importante essa associação na cirurgia de lifting facial para tratar as várias áreas do envelhecimento facial do paciente. Essa associação é interessante porque o laser de CO2 necessita que o paciente fique um tempo fora de circulação dos meios sociais, por isso, quando utilizado na cirurgia de face, o tempo de recuperação do laser será incluído no tempo de pós-operatório da cirurgia plástica facial.
Normalmente, o Laser de CO2 é indicado para pacientes com pele clara e com dano na pele solar: o fotoenvelhecimento.
No pós-operatório de cirurgia de face é notória a diferença dos pacientes que utilizaram o laser de CO2 em comparação com àqueles que não optaram pela tecnologia. O laser proporciona uma superfície da pele mais brilhante e com viço, proporcionando um resultado ainda mais satisfatório ao paciente.
Pra quem é indicada a cirurgia de face?
A cirurgia de face tem sido hoje uma indicação mais tardia para rejuvenescimento facial devido aos avanços dos tratamentos dermatológicos não invasivos para melhorar a flacidez da pele.
Mas para duas situações específicas são difíceis de serem tratadas a não ser com cirurgia: o tratamento para a flacidez da região jaw e a região do platisma (flacidez no pescoço).
O tratamento dessas áreas com cirurgia são mais eficazes e duradouros.
Em quanto tempo é possível ver os resultados?
Assim que a cirurgia é finalizada é possível ver o novo contorno da face da paciente e a melhora das rugas do pescoço. Porém, devido ao inchaço natural que vai acontecer nos próximos 7 a 10 dias após a cirurgia, ainda não será o resultado final.
Após esse período inicial de pós-operatório, há a diminuição desse inchaço e o resultado começará a aparecer.
Por volta da terceira semana a paciente começará a ter um convívio social adequado.
Como é o pós-operatório de cirurgia de face?
Após a realização da cirurgia, a face costuma ficar inchada e é natural sentir alguma dormência no rosto, mas em alguns dias, esses sintomas vão desaparecendo. Durante esse período é necessário que a paciente fique fora de circulação para uma boa recuperação.
Normalmente após 3 semanas a paciente retorna ao convívio social de modo que as pessoas não percebam que a paciente foi submetida à um procedimento cirúrgico na face.
Quer saber mais informações sobre a Cirurgia de Face?
Assista aos vídeos abaixo para conferir as principais dúvidas sobre a Ciruriga Plástica Facial.
Qual é a idade mínima para a cirurgia de face?
Você acha que existe idade mínima para se submeter a uma cirurgia de face?
Com o passar dos anos, naturalmente, a pele perde o viço e o tônus, as linhas de expressão se tornam cada vez mais aparentes e as rugas surgem. Para corrigir esses sinais do envelhecimento, a cirurgia de face para rejuvenescimento facial tem sido a procura de muitos pacientes no consultório que desejam melhorar a sua aparência de forma natural e harmônica.
A cirurgia de face atua removendo o excesso de pele, rugas e flacidez. Nesse procedimento, há um resgate e aprimoramento dos contornos faciais. O cirurgião realiza um trabalho de remodelação da pele, dos músculos e das gorduras da face a fim de um resultado harmônico e natural da face.
“Mas afinal, existe idade certa para realizar o procedimento?”
Não existe idade certa para a realização da cirurgia de face. É preciso avaliar as condições da pele, os sinais de envelhecimento cutâneo, entre outros fatores.
No geral, as pessoas que se submetem aos procedimentos cirúrgicos de rejuvenescimento têm mais de 40 anos. Mas isso não é uma regra. Há pessoas mais jovens que perderam muito peso e recorrem ao lifting, devido ao excesso de pele provocado pelo emagrecimento intenso.
Outro fator bastante relevante são os cuidados que a pessoa tem com a pele e o seu estilo de vida. Quem não fuma, se alimenta bem, usa filtro solar e faz tratamentos a laser ou outros procedimentos menos invasivos, costuma retardar a necessidade de cirurgias. Essas pessoas podem chegar aos 60 anos sem precisar recorrer ao lifting, por exemplo. Lembrando que não é uma regra: cada paciente tem suas particularidades!
Quer saber mais sobre a idade ideal para se submeter a uma cirurgia plástica de rejuvenescimento facial? Clique no vídeo abaixo para entender!
Você ainda tem dúvidas sobre o lifting facial? Vai ser um prazer interagir com você nas minhas redes sociais.
Clique nos botões abaixo para conferir os conteúdos e/ou deixar a sua mensagem!